15 de abr. de 2011

COMPREENDENDO SEUS SENTIMENTOS


Perdi o meu chão...
Chorei muito...
Não tenho mais vontade de fazer nada...
Estou com medo...
Você se reconhece nas frases acima?

Independente de se reconhecer ou não, o que importa é você parar um pouquinho para compreender o que pode estar acontecendo com você.

Sabemos que essas e outras frases são muito freqüentes entre os pacientes que recebem o diagnóstico de um câncer. Ou seja, o câncer tem um forte impacto no psicológico e emocional do paciente.

Sentimentos como raiva, depressão, ansiedade, medo, preocupações, angustias, negação e agressividade são comuns entre os pacientes com câncer.

Seguem alguns exemplos de situações nos quais esses sentimentos podem aparecer:

A negação costuma estar mais relacionada ao momento do diagnóstico. É comum percebermos durante certo tempo que o paciente não quer/não pode acreditar no que está vivendo. Esse sentimento pode durar algumas semanas.

Já a raiva, que pode aparecer em qualquer fase do tratamento, muitas vezes, vem acompanhada pela pergunta: Por que eu? Por que comigo? O que eu fiz de errado? Neste momento, a vida pode parecer muito injusta. Pacientes costumam rever suas posturas religiosas e alguns até relatam que estão brigados com Deus.

Comumente, a insegurança é relatada durante todo o tratamento (“ela me acompanha o tempo todo”). Podemos relacionar esse sentimento com a presença do tumor que de certa forma é uma ameaça desconhecida. Tudo que é desconhecido sempre assusta muito.

O sentimento de resignação (“tinha que ser assim mesmo”) também é muito comum e precisa ser monitorado. Afinal, pode se tornar uma depressão.

Pensamentos e sentimentos negativos (“Penso muito na morte”, “tenho sentido medo de sair de casa”) também são esperados e podem estar relacionados ao estresse gerado pelo diagnóstico do câncer e também por se tratar de uma situação a qual não podemos controlar e ter certeza do que vai acontecer.

A aceitação da doença é um passo importante. A partir desse momento, percebemos que o paciente é capaz de planejar a própria vida de um modo mais significativo e construtivo. Eles relatam que a vida presente está muito diferente que a vida passada, e preferem não pensar no futuro.

Pode parecer estranho, mas muitos pacientes narram que o câncer fez com que avaliassem as próprias vidas posicionando-as num caminho mais positivo.

Infelizmente não existem regras para lhe ensinar a lidar com esses sentimentos.

Como você pode ver, os sentimentos são muitos e variados. E mais, cada pessoa reage de uma maneira. Importante: não há certo ou errado, mas há aquilo que lhe faz bem ou mal, que lhe ajuda ou atrapalha...

Que tal parar para pensar nestes pontos?

Como você esta reagindo diante da sua doença?

Você tem alguém para desabafar?

Você tem colocado pra fora os seus sentimentos?

E a sua religião, como está?

Será que você tem descontado a sua raiva em alguém?
Procure um psicólogo, ele é um profissional capacitado para te ajudar a compreender e lidar com todos esses sentimentos.

Um abraço

 Luciana Holtz
Psico-Oncologista

Fonte: oncoguia

0 comentários:

Postar um comentário