26 de abr. de 2011

DICAS PARA O DIA DA QUIMIOTERAPIA



*Procure alimentar-se pelo menos uma hora antes do tratamento, ao invés de ir com o estômago vazio.

*Caso sinta vontade de se alimentar, faça isso enquanto estiver recebendo a quimioterapia.

*Sempre tenha à mão algum lanchinho, biscoito, frutas ou suplemento nutricional para o momento de espera ou durante o trajeto.

*Se você mora longe do local de tratamento, prepare no dia anterior uma sacolinha com alimentos que precisa levar.

*Faça pequenas refeições ao longo do dia e evite os líquidos próximo às refeições de forma a não distender o estômago.

*Evite comidas gordurosas ou frituras.

*Mastigue lentamente os alimentos e repouse em posição sentada após as refeições.

*Beba suco de fruta gelado ao longo do dia. O gelado é melhor aceito em caso de náuseas.

*Evite ficar exposto à cheiros fortes (fumaça, perfumes, frituras, etc.).

*Vista roupas folgadas, evitando comprimir o abdômen.

*Lembre-se que os efeitos colaterais da quimioterapia variam de pessoa para pessoa, do tipo de medicamento e dose a ser utilizada.

*Tome os medicamentos prescrito pelo seu médico em casa, principalmente se os sintomas persistirem.

*Náuseas e vômitos devem sempre ser relatados para que se possa determinar ajuste das medicações às necessidades de cada paciente.

*Em caso de febre (temperatura maior que 37,8°C), deve-se comunicar imediatamente a equipe que o acompanha.

*Reconheça seus novos limites e os respeite, estabelecendo horários de descanso ao longo do dia.

*Repouse freqüentemente.

15 de abr. de 2011

Simplicidade ao alcance de todos


Muitas pessoas dizem que não têm tempo ou não podem iniciar um processo terapêutico, mas muitas também não percebem as oportunidades cotidianas de se cuidarem. Falta ânimo? Coragem? Atenção? O fato é que vai se deixando para depois, sempre para depois.

Atividades simples do dia-a-dia possuem grande potencial terapêutico, ou seja, nos ajudam a nos sentirmos e sermos melhores, a descobrirmos outras possibilidades. Assim é o trabalho manual. Primeiro pela simbologia das mãos para todos nós: elas trazem a idéia de construção, poder, criação, energia. Expressões como "botar a mão na massa" mostram as mãos como detentoras da ação. Tanto que ao precisarmos de ajuda "pedimos uma mãozinha". E se é necessário pensar em autocuidado é hora de "tomar a vida nas mãos".
Criar com as mãos é a possibilidade de concretizar, de expressar, dar vazão à criatividade.

Atividades simples como cozinhar, bordar, escrever, esculpir e pintar ficaram sem espaço em nossas vidas no meio da correria da atualidade. "Para que cozinhar se o microondas faz tudo? Para que bordar se compro tudo que quero no shopping mais próximo?" No meio da praticidade fomos perdendo contato com nossa habilidade ancestral de dedicarmos tempo e espaço para o processo de criação. Reservar um momento para transformar os elementos calmamente, passo- a- passo. Viver o aqui e agora, entrar num estado meditativo de atenção total ao presente.

Mãos à obra

Bordando entramos num processo de ligar pontos, de ir e vir, de acessar tramas. Isso facilita muitos insights, além da satisfação de ver nossas mãos dando vida a algo. O exercício de bordar é uma grande metáfora do trabalho de viajar pelos conteúdos guardados no nosso inconsciente.

Cozinhando experimentamos o prazer dos sentidos, somos magos da transformação dos estados físicos, dos sabores, das junções. Precisamos escolher, experimentar, aguardar. Vamos ponderando e exercitando a sabedoria da doação. Tem coisa mais gostosa do que ver pessoas queridas se deliciando com o que fizemos?

Esculpindo empregamos energia para transformar algo bruto em uma obra. Vamos abrindo espaço dentro de nós para outras transformações que precisam ser feitas, com essa mesma energia, com precisão e inteireza. Assim também pode ser a pintura: um exercício de transformação, ao mesmo tempo carregado de fluidez. A união das tintas, que quanto mais líquidas, mais nos ajudam a lidar com a necessidade de controle dentro de nós. Se tivermos dificuldade em lidar com a imprevisibilidade, se nos virmos escravos do controle, talvez aí esteja uma atividade importante para exercitarmos a possibilidade de lidar com o imprevisível, com o novo que nasce na junção das cores, das texturas.

Escrevendo vemos caminhos se formarem, as palavras vão se ligando, liberando sentidos que poderiam estar escondidos para nós. A escrita pode ter o dom de libertar aquele nó no peito. Ela libera, desata, coloca pra fora.

O momento de entrega

Não importa o resultado, mas sim a delícia do processo.

A riqueza está no tempo que dedica a algo prazeroso para você. Pode ser que numa primeira tentativa o bordado seja meio torto, a comida meio salgada, o texto um tanto perdido... Mesmo assim, vale mais o momento de entrega. Com exercício vamos nos familiarizando e até obtendo resultados melhores. Não é assim também na vida? Escolha uma atividade que lhe chame a atenção e vá. Se você é faz parte do time que se priva de experimentar com medo de não agradar, talvez esteja na hora de se libertar e se entregar ao imprevisível do trabalho com as mãos. Comece por concretizar as transformações do lado de fora. Assim, naturalmente, as mudanças internas começam a acontecer! Mãos à obra!

Juliana Garcia

COMPREENDENDO SEUS SENTIMENTOS


Perdi o meu chão...
Chorei muito...
Não tenho mais vontade de fazer nada...
Estou com medo...
Você se reconhece nas frases acima?

Independente de se reconhecer ou não, o que importa é você parar um pouquinho para compreender o que pode estar acontecendo com você.

Sabemos que essas e outras frases são muito freqüentes entre os pacientes que recebem o diagnóstico de um câncer. Ou seja, o câncer tem um forte impacto no psicológico e emocional do paciente.

Sentimentos como raiva, depressão, ansiedade, medo, preocupações, angustias, negação e agressividade são comuns entre os pacientes com câncer.

Seguem alguns exemplos de situações nos quais esses sentimentos podem aparecer:

A negação costuma estar mais relacionada ao momento do diagnóstico. É comum percebermos durante certo tempo que o paciente não quer/não pode acreditar no que está vivendo. Esse sentimento pode durar algumas semanas.

Já a raiva, que pode aparecer em qualquer fase do tratamento, muitas vezes, vem acompanhada pela pergunta: Por que eu? Por que comigo? O que eu fiz de errado? Neste momento, a vida pode parecer muito injusta. Pacientes costumam rever suas posturas religiosas e alguns até relatam que estão brigados com Deus.

Comumente, a insegurança é relatada durante todo o tratamento (“ela me acompanha o tempo todo”). Podemos relacionar esse sentimento com a presença do tumor que de certa forma é uma ameaça desconhecida. Tudo que é desconhecido sempre assusta muito.

O sentimento de resignação (“tinha que ser assim mesmo”) também é muito comum e precisa ser monitorado. Afinal, pode se tornar uma depressão.

Pensamentos e sentimentos negativos (“Penso muito na morte”, “tenho sentido medo de sair de casa”) também são esperados e podem estar relacionados ao estresse gerado pelo diagnóstico do câncer e também por se tratar de uma situação a qual não podemos controlar e ter certeza do que vai acontecer.

A aceitação da doença é um passo importante. A partir desse momento, percebemos que o paciente é capaz de planejar a própria vida de um modo mais significativo e construtivo. Eles relatam que a vida presente está muito diferente que a vida passada, e preferem não pensar no futuro.

Pode parecer estranho, mas muitos pacientes narram que o câncer fez com que avaliassem as próprias vidas posicionando-as num caminho mais positivo.

Infelizmente não existem regras para lhe ensinar a lidar com esses sentimentos.

Como você pode ver, os sentimentos são muitos e variados. E mais, cada pessoa reage de uma maneira. Importante: não há certo ou errado, mas há aquilo que lhe faz bem ou mal, que lhe ajuda ou atrapalha...

Que tal parar para pensar nestes pontos?

Como você esta reagindo diante da sua doença?

Você tem alguém para desabafar?

Você tem colocado pra fora os seus sentimentos?

E a sua religião, como está?

Será que você tem descontado a sua raiva em alguém?
Procure um psicólogo, ele é um profissional capacitado para te ajudar a compreender e lidar com todos esses sentimentos.

Um abraço

 Luciana Holtz
Psico-Oncologista

Fonte: oncoguia

10 de abr. de 2011

INFORMAÇÃO PARA HOMENS....


SOJA REDUZ RISCO DE CANCÊR DE PROTASTA E CALVICE

O grande benefício no consumo da soja está relacionado à presença de uma molécula chamada equol, presente no alimento.

Esta substância funciona como um inibidor natural da produção do hormônio masculino DHT [dihydrotestosterone], responsável pelo crescimento da próstata e queda de cabelos nos homens.

Segundo o estudo, este dado justificaria o índice bem menor de japoneses que desenvolvem estas duas doenças, já que no Japão o consumo de soja é muito mais disseminado do que no ocidente.

Esta molécula é muito importante porque inibe a produção do DHT, o principal hormônio responsável pelo câncer de próstata', diz Keneth Setchell, diretor da Clínica de Espectrometria de massa no Hospital de Cincinatti que foi o primeiro a identificar a molécula equol em humanos há 20 anos.

Atualmente, o mercado dispõe de algumas drogas que inibem a produção de determinadas enzimas responsáveis pela conversão da testosterona em DHT, inibindo a produção deste hormônio.

Estes medicamentos, porém, apresentam efeitos colaterais e diminuem a produção de outras substâncias necessárias ao corpo.

Segundo os pesquisadores, a grande vantagem do equol está exatamente em sua propriedade de bloquear a ação do DHT sem inibir sua produção.

Por tornar o DHT inativo, o equol permite que o paciente receba as ações benéficas do andrógeno', explica Robert J. Handa, um dos autores do estudo e professor do departamento de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina Veterinária do Colorado.

Até o momento, os pesquisadores têm estabelecido o papel do DHT no crescimento de órgãos reprodutores masculinos e, devido aos efeitos comprovadamente benéficos deste hormônio na pele, iniciarão os estudos para determinar a relação do uso do equol em tratamentos de queda de cabelo.

A descoberta foi patenteada e a equipe de cientistas espera criar fórmulas para desenvolver uma nova droga que deverá ser comercializada no mercado.




EXTERMINANDO AS CÉLULAS CANCEROSAS COM ALIMENTOS


Depois de anos informando aos pacientes que a quimioterapia é a única forma de tentar (tentar é a palavra-chave) eliminar o câncer, John Hopkins está finalmente começando a admitir que existe um modo alternativo para tratar o câncer.

1. Toda pessoa tem células potencialmente cancerosas no organismo. Estas células não aparecem nos exames normais antes de terem se multiplicado a alguns milhões. Quando os médicos dizem aos doentes que não há mais células cancerosas em seus corpos após um tratamento, isto significa apenas que os testes não são capazes de detectar as células cancerosas, porque elas não atingiram a concentração detectável.

2. As células cancerosas ocorrem entre 6 a mais de 10 vezes na vida de uma pessoa.

3. Quando o sistema imunológico de uma pessoa é saudável, as células cancerosas serão destruídas e impedidas de se multiplicarem para formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer, isso indica que a pessoa tem múltiplas deficiências nutricionais. Isto poderia ser devido a fatores genéticos, ambientais, alimentares e ao estilo de vida.

5. Para vencer as múltiplas deficiências nutricionais, mudar hábitos alimentares resgatará a sanidade e força do sistema imunológico.

6. A quimioterapia envolve o envenenamento das células cancerosas que crescem rapidamente, mas também destrói as células saudáveis: da medula óssea, do trato gastrointestinal, etc,. E podem causar danos em órgãos como fígado, rins, coração, pulmões, etc.

7. A radiação ao destruir as células cancerosas também queimam, ferem e danificam as células saudáveis dos tecidos, órgãos e sistemas.

8. O tratamento inicial com quimioterapia e radiação, freqüentemente reduz o tamanho do tumor. Contudo, o prolongado uso da quimioterapia e da radiação não resulta na destruição do tumor.

9. Quando o corpo tem muita carga tóxica proveniente da radiação e da quimioterapia e o sistema imunológico está comprometido ou destruído, a pessoa pode sucumbir a vários tipos de infecções e complicações.

10. A quimioterapia e a radiação podem transformar as células cancerosas e torná-las resistentes e difíceis de destruir. A cirurgia também pode provocar a disseminação de células cancerosas para outras partes do corpo.

11. Uma maneira eficaz de combater o câncer é matar de fome as células cancerosas, não as alimentando com os alimentos que elas necessitam para se multiplicarem.

12. A proteína da carne e laticínios é difícil de digerir e requer muita acidez e enzimas digestivas. A carne não digerida restante nos intestinos putrefaz e provoca maior carga tóxica, inviabilizando a nutrição das células.

13. As paredes celulares do tumor são cobertas por uma proteína dura. Ao evitar de comer carne, mais enzimas ficarão disponíveis (liberadas) para atacar as paredes das células cancerosas, permitindo que o sistema imunológico vá recuperando sua força para destruir as células cancerosas.

14. Alguns suplementos fortalecem o sistema imunológico (IP6, Flor - ssence, Essiac, anti-oxidantes, vitaminas, minerais, EFAs etc), para permitir que as células NK (natural killers = céluas naturalmente assassinas) do sistema imunológico destruam as células cancerígenas. Outros suplementos como vitamina E, são conhecidos por causar apoptose, ou morte celular programada, que é o método normal do corpo eliminar as células danificadas, indesejáveis ou desnecessárias.

15. O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito positivo e pró-ativo contribuirá para que o combatente do câncer seja um sobrevivente. Raiva, impiedade e amargura colocam o organismo em um ambiente estressante e ácido. Aprenda a ter um espírito amoroso e piedoso. Aprenda a relaxar e desfrutar a vida.

16. As células cancerosas não podem prosperar num ambiente alcalino e oxigenado. Ingerir alimentos alcalinizantes como os de origem vegetal e exercitar-se todo dia, com exercícios respiratórios ajuda a obter mais oxigênio para atingir o nível das células. Assim, alimentação vegetariana e Oxigênioterapia são excelentes ferramentas para destruir células cancerígenas.

AS CÉLULAS CANCEROSAS SE ALIMENTAM DE:

a. Açúcar é um alimentador do câncer. Ao cortar o açúcar, corta-se um importante abastecimento alimentar para as células cancerosas. Os substitutos do açúcar, os adoçantes como NutraSweet, Equal, Spoonful, etc, são feitos com Aspartame que é nocivo. Os melhores substitutos naturais seriam o mel ou o melado, mas apenas em quantidades muito pequenas. A opção ideal é aumentar o consumo de frutas frescas, maduras e cruas.

b. O sal tem um produto químico adicionado para torná–lo branco. A Melhor alternativa é o sal marinho.

c. O Leite faz com que o organismo se torne ácido e produza mucos, especialmente no trato gastrointestinal. O câncer se alimenta de muco. Ao cortar o leite e substituí-lo por leite de soja sem açúcar as células cancerosas são mortas de fome.

d. Células cancerosas prosperam num ambiente ácido. A dieta a base de carne é ácida e é menos ruim comer peixe ou um pouco de frango, do que boi ou porco. A carne também contém antibióticos, hormônios do crescimento e parasitas, que são todos nocivos, em especial para pessoas com câncer.

e. Uma dieta feita de 80% de legumes frescos e sumos, grãos, sementes, nozes e frutas ajuda a por o corpo em um ambiente alcalino. Cerca de 20% pode ser de alimentos cozidos inclusive feijão. Sucos de vegetais frescos fornecem enzimas vivas, que são facilmente absorvidos e atingem as células em 15 minutos para nutrir e aumentar o crescimento de células saudáveis Para obter enzimas vivas para construir células saudáveis experimente beber sucos de vegetais frescos e de brotos e comer alguns vegetais crus 2 ou 3 vezes por dia. As enzimas são destruídas a temperaturas de 42 graus C. Portanto, mantenha os vegetais, germinados e os brotos em local fresco.

f. Evite café, chá e chocolate, que têm alta concentração de cafeína. Chá verde é uma alternativa melhor e tem a propriedade de combater o câncer.

g. Água é melhor beber água purificada ou filtrada, idealmente acidificada com gotas de limão (que irá rapidamente purificar a água e alcalinizar o organismo logo após ingerida) para evitar toxinas e metais pesados da água. Água destilada é ácida, evite-a.

h. Evite também:

1. Usar recipientes de plástico e microondas.
2. Garrafas de água no congelador.

Johns Hopkins recentemente publicou esta comunicação, no seu boletim informativo. Esta informação está sendo divulgado no Walter Reed Army Medical Center.

E mais,

Dioxinas químicas provocam o câncer, sobretudo o de mama. As dioxinas são altamente tóxicos para as células do nosso corpo. Não congele seu frascos plásticos com água neles pois isto libera dioxinas do plástico. Recentemente, o Dr. Edward Fujimoto, gerente do programa de bem-estar do Hospital Castle, foi a um programa de TV para explicar este risco à saúde. Ele falou sobre as dioxinas e como eles são más para nós. Ele disse que não deveríamos aquecer os nossos alimentos no microondas, pior ainda usando recipientes plásticos.

Isso se aplica especialmente aos alimentos que contêm gordura. Ele disse que a combinação de gordura, calor alto e plásticos libera a dioxina em alimentos e finalmente nas células do corpo. Ao invés disso, ele recomenda usar utensílios de vidro, como Pirex, ou de cerâmica, para aquecimento dos alimentos. Você obtém os mesmos resultados, apenas sem a dioxina. Assim, os alimentos industrializados e embalados em plásticos devem ser removidos do recipiente e aquecidos em outra coisa.

O papel não é ruim, mas você não sabe o que está no papel. Só é seguro usar vidro temperado ou cerâmica. Ele nos lembrou que há pouco algum dos restaurantes “fast food” trocaram os invólucros de plástico por papel. O problema das dioxinas é uma das razões.

Fonte: amigosdacura.ning.com

Tudo que leio e acho interessante, quero postar aqui. Pois, como eu, acho que os(as) leitores(as) vão gostar... Mas recomendo fazer mais pesquisas antes de fazer uso ou se apropriar de qualquer dieta ou informação aqui registrada.....

Um abraço...