28 de out. de 2010

MITOS SOBRE O CA DE MAMA



Mito significa uma coisa ou que não existe, mas que se supõe real. E a respeito de Ca de mama, muitas coisas são faladas, principalmente por quem não tem conhecimento de causa, e com isso muitas pessoas ficam assustadas ou em duvidas. O texto abaixo faz parte de um blog em que andei pesquisando sobre Ca de mama e achei que seria muito interessante postá – lo aqui... Creio que vai ajudar muito, se alguém tiver alguma duvida sobre o que é mito ou verdade sobre Ca de mama...Vamos lá:

A mamografia impede a doença ?
MENTIRA : O fato de a mulher se submeter à mamografia não impede o surgimento do câncer. Porém, quem faz o exame periodicamente tem mais chances de descobrir sinais da doença bem no início, o que é altamente recomendável e traz mais chances de cura.

Como tenho Câncer serei mutilada ?
MENTIRA: Isso acontecia no passado. Hoje, com os novos procedimentos cirúrgicos que preservam a mama já não ocorre mais. Essa possibilidade, porém, depende de muitos fatores, tais como a relação entre o tamanho da mama e o do tumor, o estágio da doença etc.

Só as mulheres com histórico familiar fazem parte do grupo de risco ?
MENTIRA: O câncer não distingue a quem atinge. Ser filha ou irmã de mulheres que tiveram a doença é um fator de risco importante, mais ainda nos casos em que o problema começou antes da menopausa. Mas vir a desenvolver ou não um câncer de mama não depende da hereditariedade: apenas 8% das pacientes têm, de fato, outros casos na família.

Se eu tenho Nódulos nos seios eles predispõem ao câncer?
MENTIRA: Ter nódulos durante um período ou mesmo por muito tempo não significa que a mulher tenha mais ou menos propensão a desenvolver esse tipo de câncer. E vale lembrar: um nódulo benigno sempre será benigno.

Se tiver sorte farei uma quimioterapia que não faz perder cabelos?
MENTIRA: É uma possibilidade muito remota, porque as drogas da quimioterapia atacam células que se reproduzem com mais rapidez, como as do bulbo capilar. Porém ao final do tratamento normalmente os fios voltam.

O estresse causa câncer de mama?
MENTIRA: Apesar do estresse estar associado a diversas doenças e patologias não existem estudos que comprovem  a associação ao câncer de mama, até porque, esse tipo de câncer não está associado a uma causa única pois sempre existem inúmeras razões possíveis e que podem ser combinadas das mais diferentes formas.

Posso decidir retirar as duas mamas como prevenção para o surgimento de tumores?
MENTIRA: Além de ser uma postura altamente radical, mesmo com fatores genéticos pesando para esta decisão, como não se é possível retirar 100% das mamas, o procedimento não elimina 100% dos riscos existindo sempre um risco por menor que seja.

Espero que esse texto tenha sido esclarecedor, como foi para mim...
(Fonte: fundacaolacorosa.com)

Forte abraço...
Fátima Pieruccini

0 comentários:

Postar um comentário